O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, criado pelo Governo Federal em 1988 e a sua principal função é recolher as contribuições dos trabalhadores em atividade, administrar estes recursos e realizar o pagamento das aposentadorias aos cidadãos beneficiados.
A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência Social tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.
A Previdência Social garante aos contribuintes 4 tipos de Aposentadoria INSS, que são:
- Aposentadoria por tempo de contribuição,
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por invalidez
- Aposentadoria Especial
INSS (Previdência Social)

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
Além das aposentadorias, quem contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social também tem direito aos benefícios previdenciários, conheça os principais:
Pensão por morte: A pensão por morte é um benefício pago aos dependentes do segurado que vier a falecer ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente. Para ter direito ao benefício, é necessário comprovar que o falecido possuísse qualidade de segurado do INSS na data do óbito;
Auxílio-doença: O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado acometido por uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho.
Auxílio-acidente: O auxílio-acidente é um benefício a que o segurado pode ter direito quando desenvolver sequela permanente que reduza sua capacidade laborativa. Este direito é analisado pela perícia médica, no momento da avaliação pericial. O benefício é pago como uma forma de indenização em função do acidente e, portanto, não impede o cidadão de continuar trabalhando.
Salário maternidade: O salário-maternidade é um benefício pago às seguradas que acabaram de ter um filho, seja por parto ou adoção, ou aos segurados que adotem uma criança.
Salário família: O salário-família é um valor pago ao empregado (inclusive o doméstico) e ao trabalhador avulso, de acordo com o número de filhos ou equiparados que possua. Filhos maiores de quatorze anos não têm direito, exceto no caso dos inválidos (para quem não há limite de idade).
Além das aposentadorias e os benefícios previdenciários, o INSS também oferece alguns serviços online, que são ferramentas para os portadores de benefícios consultarem pela internet, conheça o INSS Dataprev.
Deixe o seu Comentário