Aposentadoria

Aposentadoria INSS

Aposentadoria INSS: Conheça mais sobre a Previdência Social. Contribuintes devem se preocupar com a aposentadoria INSS desde a juventude para evitar problemas no futuro.

Não tem jeito. Se você não morrer jovem, mais cedo ou mais tarde terá de se preocupar com a previdência social. Se você pretende se aposentar pelo INSS, existe uma série de coisas que é importante saber sobre os diferentes benefícios que o órgão pode oferecer. Tenha consciência desde já que, como qualquer repartição pública, o INSS possui diversas burocracias e morosidades que podem causar estresse.

O que é INSS? O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, criado pelo Governo Federal em 1988. Sua principal função é recolher as contribuições dos trabalhadores, administrar estes recursos e realizar o pagamento das aposentadorias aos cidadãos beneficiados.

Aposentadoria INSS

O INSS oferece quatro tipos de aposentadoria, que são: por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e especial.

aposentadoria inss

Tudo sobre aposentadoria INSS

Aposentadoria por Idade: Na aposentadoria por idade, o contribuinte solicita o seu benefício por ter atingido uma idade mínima. São duas modalidades – urbana e rural. Para contribuintes urbanos, a idade mínima para que homens se aposentem é de 65 anos, enquanto para mulheres é 60. Se o trabalhador for da zona rural, subtraem-se 5 anos de cada um destes valores. Ao se aposentar com menos idade, aplica-se o fator previdenciário, que diminui a quantia do benefício.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Já na aposentadoria por tempo de contribuição, as regras foram alteradas recentemente. Criou-se um sistema que soma a idade e o tempo de contribuição, em uma soma de pontos. Até 31 de dezembro de 2018, para que consigam se aposentar com benefício integral, mulheres tem que somar 85 pontos, enquanto os homens, 95. Ou seja, para que uma mulher se aposente, a soma de seu tempo de contribuição e de sua idade tem que atingir 85, enquanto o homem, 95. Também existe incidência do fator previdenciário nesta conta, em caso de aposentadoria parcial.

Aposentadoria por Invalidez: A aposentadoria por invalidez é um benefício oferecido aos trabalhadores que, por acidente de trabalho ou doença, já não consigam mais trabalhar e garantir seu próprio sustento. O contribuinte passa por uma perícia médica realizada pelo INSS, que fará a avaliação se o trabalhador tem ou não condições de se aposentar por invalidez. Sobre este tipo de benefício não incide o fator previdenciário.

Aposentadoria Especial: O quarto tipo de aposentadoria é um benefício especial. Ele é oferecido para profissionais que tenham trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física por determinado período de tempo. Este tempo é definido por uma tabela de periculosidade das profissões que estabelece quantos anos o contribuinte tenha que ter passado por estas condições para ter o direito a este benefício. Nesta modalidade de aposentadoria também não existe fator previdenciário.

É importante lembrar ainda que só possui direito à previdência os trabalhadores que tenham contribuído para o INSS. Se você trabalhou por toda a vida de forma irregular ou como trabalhador do lar, sem contribuição previdenciária, você não terá direito ao benefício. Lembre-se que seu patrão é obrigado por lei a realizar a retenção e o repasse da contribuição ao INSS, portanto, fiscalize.

Para dar início ao seu processo de Aposentadoria INSS, procure a divisão da previdência social mais próxima de sua residência.

Deixe o seu Comentário